23 agosto 2006

“O Brasil é tão bom quanto o seu voto” (Parte I)

Como é que é? Eu ouvi direito? O Brasil é tão bom quanto o SEU voto? É tão bom quanto o MEU voto? Que idéia de jerico é essa?! É por isso que o Brasil está f*dido mesmo! Brasileiro não sabe votar - ou não quer votar, não sei. Tem preguiça (?). Talvez até haja uma explicação para isso: seria “trauma” por causa de todas as décadas em que o voto de cabresto imperou? Não acredito nisso. Mas, sim, ainda existe o maldito voto de cabresto. E, sim de novo, existe bem aqui, e bem aí, em uma urna próxima a você. Não? Pois próxima a mim existe, sim, infelizmente. Então por que com você seria diferente?

O slogan do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pra essa campanha de 2006, é esse aí do título. Isso mesmo! O Brasil É Tão Bom Quanto O Seu Voto. Não passa outra coisa na televisão – fiquei sabendo que nas rádios também. E por quê? Porque eles, e por “eles” entenda TSE (ah, não seria demais esperar que vocês entendam tudo o que está subentendido nessas três letrinhas, seria?), querem conscientizar (entre aspas) a população. "Vá votar! Seu voto é muito importante para a nação". Hamram, sei! Essa é a idéia, então? Tem certeza? Eu não tenho.

Pra mim, essa é a idéia de jerico! Ao invés de quererem que nós acreditemos que um voto é importante (um único e mísero voto. Pode ser o seu ou o meu, faz diferença?), que temos a obrigação de votar, pois é dever de todo cidadão, que o Brasil é tão bom quanto o seu voto, etc., eles deveriam dizer (mas não dizem!): “O seu voto burro (e elitista) é tão 'bom' para o Brasil quanto a elite, por isso, trate de aprender a votar. Deixe de preguiça e não me venha com essa de que todo político é corrupto. Procure, pesquise, se informe e, acima de tudo, exija seus direitos! Vote com consciência, exerça seu papel de cidadão, abuse* da democracia e convença as (outras) pessoas de que, JUNTOS, podemos fazer do Brasil um país melhor”. Soaria estranho, né? Concordo.

“O Brasil é tão bom quanto o seu voto”. Balela! Não precisamos ser iludidos. Não queremos isso (ou será que – ainda – queremos?). Eu ficaria mais satisfeita se eles me jogassem na cara que não sei votar. Se eu não me ofenderia? É, né, a verdade dói! Mas... antes a verdade dura a uma doce ilusão. Ou isso já seria uma grande idéia de jerico de minha parte?


P.S.: Desculpem-me, às vezes (ou quase sempre?), eu abuso* dos parênteses.

*De acordo com o Aurélio: Abusar v.t.d. 2. Valer-se ou aproveitar-se de. 3. Intrometer-se. 4. Atrever-se.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pois é...
É fácil jogar a culpa de toda essa merda nas nossas costas!
Porque se o Brasil é tão bom quanto o MEU voto, EU é quem sou culpada de tudo isso que está acontecendo! Fácil, não!?

Anônimo disse...

É...Mariana...é...é sim.
Nós somos tão bestas qntos nós deichamos que nos façam.
Deu pra entender?
Lo, é o seguinte, vc tem um jardim, um liiiiiiiiiindo jardim. De que vc precisa? De um jardineiro certo? \o/ Estamos indo bem...Vc dexa uma placa no muro da sua casa "PRECISA-SE DE JARDINEIRO". No dia seguinte, aparecem: 1 metalurgico, 1 médico e 1(a) professora. " Mas peraí!" - vc pensa - "Eu preciso de um jardineiro. Meu jardim é lindo e capaz de dar mtas flores e frutos. O que eu vô faze com um metalurgico, um médico e uma professora?". O que vc faz? Despença!
Não poderia ser assim tb pra escolha dos nossos presidentes? Vc entendeu? Então eu explico o que vc já deve saber:
Se 51% dos votos da população for ANULADO, é de obrigação dos diguiníssimos partidos, elegerem outros cadidatos para uma nova eleição. Pq não fazer isso até acharmos o nosso jardineiro?
Em se tratando dos votos cordeirinhos...vc não acha que tá cobrando demais de um povo sem cultura, estudos e conhecimento? Um povo que é obrigado a trabalhar para sustento próprio, ao invéz de investir em sua educação? Sim! Eu digo investir, pq a educação pulblica não merece nem ao menos ser considerada.
É ínfima a parcela que obtem o conhecimento e o dissernimento necessários Lo. E essa ínfima parcela, que faira a diferença (Vc, eu e mais tantos bem aperfeiçoados de conhecimento), fica em frente ao seu computador, reclamando, envergonhando-se e sendo taxado como palhaço pelos governantes.
A verdade Louise, é que somos TODOS como pequenos e frágeis burrrinhos de presépio. Que aceita o que lhe é imposto. (E como temos imposto).
Sobre o TSE...eles só estão fazendo o seu papel de hipócritas.

AH! É verdade, um texto com muitos parênteses perde parte de sua riqueza. Mas em sua homenagem eu coloquei um no meu tb ;)

Anônimo.

Anônimo disse...

Corrigindo erros de português:
Deichamos = Deixamos...
Despença = Dispença...

Soooooooooooooooooooono.

Anônimo com asia!

Anônimo disse...

Ou vc se expressou mal ou eu não entendi oq vc quis dizer. Bom, aopoio o anonimo, soh nao sei pq ta em anonimo...

É o seguinte a frase "O Brasil é tao bom qt o seu voto" não quer dizer "Voce vota bem e o Brasil ta uma maravilha", quer dizer "O Brasil é tao bom, tao ruim, tao fedido, tao idiota, tao ignorante ou tao qqr coisa qt o seu voto", se vc vota mal o Brasil fica mal, se vc vota bem o Brasil fica bem, e assim sussesivamente.
Temos várias opçoes de voto, inclusive o voto nulo, q como o anonimo disse se der mais de 50% é obrigado a reformular todos os candidatos, se vc votar em alguem decente o Brasil pode vir a ser um país decente, cabe a vc saber votar, espero que tenha sido clara.

Obs. Vc = eu = povo.


Bjos Lo, e qt aos parenteses, bom, fiquei com nota 4 de portugues bimestre passado..

Anônimo disse...

Ou vc se expressou mal ou eu não entendi oq vc quis dizer. Bom, eu apoio o anonimo, soh nao sei pq ele nao deu a cara a tapa e colocou em anonimo...

É o seguinte a frase "O Brasil é tao bom qt o seu voto" não quer dizer "Voce vota bem e o Brasil ta uma maravilha", quer dizer "O Brasil é tao bom, tao ruim, tao fedido, tao idiota, tao ignorante ou tao qqr coisa qt o seu voto", se vc vota mal o Brasil fica mal, se vc vota bem o Brasil fica bem, e assim sussesivamente.

Temos várias opçoes de voto, inclusive o voto nulo, q como o anonimo disse se der mais de 50% é obrigado a reformular TODOS os candidatos, se vc votar em alguem decente o Brasil pode vir a ser um país decente, cabe a vc saber votar, espero que tenha sido clara.

Obs. Vc = eu = povo.


Bjos Lo, e qt aos parenteses, bom, fiquei com nota 4 de portugues no bimestre passado..

Anônimo disse...

Homi, achei fuderoso o texto. Fuderoso meeeesmo! É tudo um círculo vicioso de merda. O povo não tem estudo, não sabe votar e elege quem não tá nem aí pra dar estudo a quem não tem! Que merda... Eu vou votar nulo, mas, se num acontecimento muito improvável, a contagem de voto nulo desse 51%, quem seria os outros candidatos? Serra? Garotinho? ECA! Eu não sei como ainda dá pra ter esperança.

Anônimo disse...

Como a samantha flw é um círculo vicioso mesmo. Serra? Garotinho? Tudo igual. É tudo do mesmo partido, é tudo do mesmo esquema. O que tem de se mudar não são os políticos, é todo o conjunto. Eu expliquei isso bem num texto entitulado Reforma Política, num site com uns amigos, se a Lou permitir eu posto para vcs lerem. Vlw.

Anônimo disse...

Corrigindo a correção:

Dispença = Dispensa


Abraços,